História dos Seguros no Mundo

Seguro… uma atividade essencial nos dias de hoje, mas com um histórico que remonta a muitos séculos antes do nascimento de Cristo.

A atividade dos corretores de seguros teve início com as caravanas orientais, em que muitos comerciantes perdiam seus camelos no caminho.

a historia dos seguros 1

Os cameleiros fizeram um acordo, contribuindo com um pequeno valor, de forma que, se um dos cameleiros participante do acordo tivesse perdas, ele seria restituído pela provisão criada por todos os participantes do grupo.

Assim nasceu o seguro!

Séculos depois na navegação fenícia, com navegadores do mar Egeu e Mediterrâneo, a história se repetiu! Muitos navegadores sofriam naufrágios e ficavam a ver navios.

Os navegadores, assim como os cameleiros, decidiram realizar um acordo: através de pagamentos relativamente pequenos de todos os participantes, cada navegador que sofresse um naufrágio, receberia uma provisão suficiente para comprar um barco novo.

a historia dos seguros 2

Naquela época, o comércio com outros países ocorria exclusivamente pelos mares. Era interesse de todos garantir que os navegantes tivessem embarcações para poder comerciar.

Ainda nos dias de hoje, esses princípios se aplicam, pois é de interesse social que as pessoas tenham condições para realizar suas tarefas. Essas condições não envolvem apenas bens, como automóveis por exemplo, mas também condições físicas.

Registros do primeiro contrato de seguro

O primeiro contrato de registro de seguro celebrado entre duas partes ocorreu aproximadamente em 1347 na cidade de Gênova, na Itália.

a historia dos seguros 3

A primeira apólice foi um ponto de partida para, mais adiante, no século XVI, as apólices começassem a ser emitidas em grande escala, marcada pela Revolução Industrial, juntamente com a teoria das probabilidades estatística.

Atividade no Brasil

No brasil, a atividade teve seu início no ano de 1808, quando portos começaram a realizar comércio com outros países.

Companhia de Seguros Boa-Fé no mesmo ano começou a operar no ramo de seguro marítimo, e tornou-se um marco histórico.

Em 1850, com a lei nº 556 de 1850 do código comercial brasileiro, diversas seguradoras passaram a operar no país, nos ramos de seguro terrestre e vida, que até então não eram permitidos no país por questões religiosas.

Nos próximos posts, falaremos sobre:

  • Os seguros obrigatório no Brasil
  • Como o seguro está dividido atualmente
  • Seguro no futuro: como os seguros serão utilizados nas próximas decadas
  • Como a tecnologia influencia na contratação de seguros

Aguarde, em breve teremos muito mais conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *